Projecto Educativo
Quando falamos em instituições e, em particular, quando as próprias instituições falam de si, muitas vezes é usado o termo “casa” quase como um pronome que evita a repetição na exposição de uma ideia que continua: “esta instituição é uma casa que…”. Substitui-se o significado da casa como lar, como espaço habitado e vivido na intimidade, por um significado mais lato, desprovido de todas as sensações de conforto, confiança, segurança e até nostalgia que a casa representa. O Externato da Sociedade Promotora de Educação Popular (de ora em diante referida como S.P.E.P.) propõe apresentar-se, não como “uma casa que”, mas como “uma casa - ponto”.
Nós somos uma casa. Somos a casa das crianças que nela habitam diariamente. Somos a casa dos que cá trabalham e partilham vivências. Somos a casa dos que nos procuram porque precisam de abrigo e dos que regressam para reviver passos da sua história. Somos as paredes, o teto, o chão, as janelas e muito mais que guardam em si mais de cem anos da história das pessoas; uma história pronta para se abrir ao mundo e sempre disposta a dar.
Somos assim porque o queremos ser, porque o idealizamos ser. Porque carregamos um legado de solidariedade que se arrasta até ao presente deixando sulcos que a terra distante do futuro já prevê.
O presente documento pretende reafirmar estas aspirações ampliando aquilo que são os objetivos da instituição. Pretendemos ser uma casa aberta e em constante expansão. Convidar é trazer a vida para dentro, é fazê-la sentir-se na casa que já somos e permitir que quem ainda não a conhece possa vir a fazer parte desta casa também.
Eixos de Atuação
Eixo 1 – Abertura à Comunidade
· Divulgar e promover a instituição.
· Ampliar o envolvimento das famílias no dia-a-dia da instituição.
· Promover iniciativas que aumentem a visibilidade da instituição.
· Interagir com outras instituições do meio através de iniciativas de solidariedade social.
Eixo 2 – Abertura ao Desenvolvimento Pessoal
· Promover o enriquecimento cultural dos alunos.
· Estimular o desenvolvimento emocional dos alunos.
· Despertar o desenvolvimento moral e da consciência cívica dos alunos.
· Permitir uma experiência viva e dinâmica da infância.
Eixo 3 – Abertura de Práticas
· Dinamizar a escola para que os seus trabalhadores tenham uma vivência planeada em conjunto.
· Assegurar uma cultura construtiva de liberdade de práticas pedagógicas.